sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ceci n'est pas une pipe...



Hoje faz um mês que eu cheguei aqui em Bruxelas e sempre tenho a sensação de ser muito e pouco tempo. A faculdade começou e com 3 semanas de aula pude constatar que estudar arquitetura é parecido em todo canto e a sina de ficar até mais tarde fazendo trabalho é igual. Ontem tive entrega (remise) da primeira etapa da cadeira de projeto e por isso fiquei de quarta pra quinta reunida com a galera do meu grupo até 1h da manhã e tive que voltar pra casa a pé (pois aqui os trams param por volta da meia noite) e na chuva (e como era de se esperar, eu estava sem guarda-chuva). Ai, foi muito tenso a apresentação. Fiquei super nervosa, mas consegui falar a minha parte (eu tinha que falar só que os edifícios da região que estávamos estudando tinha em geral a função de habitação). Certo, eu vim pra Bruxelas pra estudar, mas não é só isso que eu ando fazendo por aqui.
Nos dias 21 a 24 de setembro, recebi a minha primeira visita internacional. A Mariana veio direto de Strasbourg, na França, aproveitando o restinho de férias que ainda lhe restava (a folgada só ia ter aula a partir de 1º de outubro) para conhecer a Bélgica. Só sendo muito amiga pra acordar 5:30 da madrugada (porque aqui só amanhece as 8h da manhã) e ir busca na estação aqui perto de casa. Como tinha aula de 8 as 12, levei a Mari para conhecer a Faculdade e assistir aula comigo. A tarde fomos ao Museu Magritte e passeamos pelo centro de Bruxelas. A noite o Lucas e a Fernanda (amigos da Mari) chegaram a cidade. Deixamos as coisas deles no “albergue”, fomos dar uma volta com eles e paramos para comer.  No sábado encontramos Maria Helena e Stefanie no Museu de Quadrinhos. Durante nossa voltinha pela cidade nos deparamos com uma solenidade em frente à catedral. Não descobrimos o era (a gente perguntou para uma mulher que estava participando o que era, mas ela não sabia ¬¬’).
No mesmo dia, fomos até Brugges (e o bife de 6euro?). A cidade é bem interessante, mas tem que tomar muito cuidado para não ser atropelado por um cavalo (lá tem tipo umas charretes que ficam levando os turistas de um lado para o outro e que só faltam passar por cima da gente). 
A noite, de volta a Bruxelas, fomos ao Delirium Café, que é um bar que tem 2004 tipos de cervejas. Estava bem lotadim. E a animação ficou por conta da galera de mais idade que tinha saído da solenidade (eles ainda estavam todos vestidos com as roupas do evento, com espada e tudo) e de uma espanhola que já tinha bebido algumas cervejas a mais. Saímos por volta de meia noite, pois tínhamos que pegar o tram. Quando eu, a Mari e a Marcela chegamos na estação, faltava 1min pra passar o ÚLTIMO da noite. Tivemos sorte, diferente da Stephanie e da Maria Helena, que tiveram que voltar a pé pra casa.

No domingo fomos ao parlamento, comemos moules no Mer du Nord, visitamos o Museu Horta e fomos a uma “Exposição de Arte”, que quando chegamos lá descobrimos ser um “super brechó”, onde podíamos comprar várias coisas antigas e antiquadas. Na segunda, enquanto tinha aula de 12 as 14, mandei a Mari pra casa das meninas. Depois passei lá e fomos para a Rue Neuve para fazer umas comprinhas e ver o Mannekem Pis (conhecido também como o Menino Mijão). A noite a Mariana voltou para o seu burgo.
Do dia 26 a 30 de setembro tiveram vários encontros brasileiros: macarronada na quarta, cinema na quinta (que era feriado, depois de uma tentativa frustrada de ver um espetáculo de dança contemporânea, vimos Camille Redouble, muito bom o filme. O melhor era o áudio em francês e as legendas em holandês), Nocturne da ULB na sexta (festa de começo de ano letivo), almoço de sábado a base de camarão e jantar a base de feijoada na festa brasileira no núcleo PT Bélgica (oi?), e por fim, piquenique no parque (estava um lindo sol, que ficou muito tímido essa semana, chove desde segunda!).
Hoje, mais tarde, vai ser a inauguração do prédio da Faculdade de Arquitetura da UCL campus Bruxelas. Por isso não tive a minha única aula de sexta feira, que é de 12 as 14hrs. Tinha planejado fazer um monte de coisa pela manhã, mas perdi a briga com o sono e só acordei às 10h. Aproveitei para arrumar/limpar o quarto e lavar roupa na mão (detesto essas roupas que não podem ser lavadas na máquina e/ou secar na secadora. Prometo nunca mais comprar roupas assim...).










 "La liberté, c'est la possibilité d'être et non l'obligation d'être." René Matritte

Nenhum comentário:

Postar um comentário